+ internato

+internato

O Internato Complementar de Clínica Geral surgiu em 1981, antecedendo em curto espaço de tempo a promulgação do Decreto-Lei n.º 310/82 que cria a carreira de Clínica Geral.

De 1981 a 1987, as atividades educacionais estavam centradas no hospital e os orientadores de formação eram de outras especialidades. O primeiro coordenador do Internato Complementar de Clínica Geral da Zona Sul, Dr. Jacinto Gonçalves, era, ele próprio, médico hospitalar.

À data, não havia médicos com formação específica em Clínica Geral. Na carreira de Clínica Geral, criada em 1982, ingressaram diretamente milhares de médicos sem formação específica prévia.

No período de 1981 a 1987, ingressaram no Internato Complementar de Clínica Geral 230 internos.

Os primeiros Generalistas tornaram possível, depois de 1987, que o Programa de Internato, para além de estágios hospitalares, passasse a incluir na sua estrutura um estágio em Centro de Saúde. Foram eles, também, os primeiros orientadores dos médicos que ingressaram diretamente na carreira durante os Programas de Formação Específica em Exercício, da responsabilidade dos Institutos de Clínica Geral, visando a formação em Clínica Geral e a consequente graduação.

Desde 1987, o Internato Complementar de Clínica Geral passou a ser a única forma de acesso à carreira.

Desde Janeiro de 2001, o processo de treino está definitivamente centrado na prática clínica da Medicina Geral e Familiar.

A Coordenação do Internato de MGF
Coordenadora: Professora Dra. Isabel Santos

Coordenadora do Internato Médico de Medicina Geral e Familiar
Professora Associada de Medicina Geral e Familiar, NOVA-FCM

Médica de Família ACES Lisboa Ocidental e Oeiras/UCSP Carnaxide

Secretariado da Direcção: Laura Valente
Sediada na Avenida dos Estados Unidos da América, Nº 77. 2º piso

Anúncios