+ revistas #11

No editorial de Maio/Junho da revista Postgraduate Medicine, a Prof. Doutora Teresa Ventura aborda o papel do Médico de Família na limitação das repercussões da doença crónica na pessoa e na família, dando particular relevância ao papel das variáveis psicossociais na resposta à terapêutica e evolução da própria doença crónica (DC).

A autora apresenta as possíveis repercussões da doença crónica no seio familiar e no próprio indivíduo, bem como os fatores que condicionam a adaptação à mesma, salientando que esta pode gerar ou agravar disfunção familiar, podendo mesmo levar à disrupção. Existem intervenções médicas promotoras de uma boa adaptação, que são mais eficazes quando postas em prática numa fase precoce da doença, ao invés de serem utilizadas mais tardiamente, quando a disfunção familiar já se encontra instalada. Estas agrupam-se em 15 tipologias, cabendo ao médico selecioná-las e aplicá-las de acordo com o caso concreto com que se deparam: controlo dos sintomas/evolução da DC; deteção oportunística de situações a necessitar de intervenção; vigilância/tratamento de psicopatologia coexistente; promoção de hábitos salutogénicos; referenciação, provedoria do doente, articulação entre prestadores de cuidados; suporte à gestão do autocuidado; suporte psicossocial; modificação de riscos biopsicossociais da família; mudança de crenças; incentivo aos contactos sociais; mobilização de recursos familiares/outros recursos informais; ensino de alternativas para realizar tarefas/adaptação da casa/ajudas técnicas; informação sobre a DC; informação sobre serviços de saúde, promoção da sua humanização; e intervenção comunitária.

Por fim, é realçada a necessidade de mudança de paradigma, através da abordagem holística das doenças crónicas, em contraste com a abordagem centrada exclusivamente no indivíduo, tradicional na cultura ocidental.

Ricardo Silva, colaborador +mgf

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s