+revistas #9

No editorial de Setembro/Outubro da revista Postgraduate Medicine, o Prof. Mendes Nunes aborda as Perturbações Depressivas, um problema muito frequente na população que se estima atingir 130 indivíduos por cada 1000 habitantes. Apesar de comum, continua a tratar-se de uma condição subdiagnosticada, sobretudo no homem, no qual a mortalidade por suicídio é maior.

O autor alerta-nos para o facto da depressão no sexo masculino se manifestar de uma forma distinta da mulher, encontrando-se os critérios diagnósticos mais adaptados à depressão na mulher. Na mulher, a depressão manifesta-se por inibição, sentimentos de culpa e baixa autoestima, enquanto que no homem predomina a agressividade, a sensação de incompreensão e a externalização da culpa.

A depressão necessita de ser vista como uma condição temporária onde a remissão deve ser a regra. A sua abordagem deve envolver uma intervenção complexa, podendo incluir ou não uma terapêutica farmacológica que funcionará como “moleta” até o doente mobilizar os recursos que permitam a sua recuperação. Deste modo, idealmente, deve oferecer-se ao doente a possibilidade de escolher a sua terapêutica e orientá-lo na sua decisão, tendo sempre em mente o aforismo: “nem sempre antidepressivo e nunca apenas antidepressivo”. Neste sentido, a integração de cuidados em saúde mental, designadamente o apoio psicoterapêutico, assume um papel fulcral neste processo. No entanto, a realidade da política dos sistemas de saúde revela-se incongruente, pois apesar de compreender campanhas contra a estigmatização do doente mental, não provê as unidades nos CSP com profissionais de saúde mental como parte integrante da equipa multidisciplinar.

Não existe saúde sem saúde mental.

 

Ana Rente, colaboradora +mgf

Diana Tomaz, colaboradora +mgf

pgm

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s