Vim pedir para me tirar estas verruguinhas

Foram as primeiras palavras do Júlio quando entrou na consulta pela primeira vez: Vim pedir para me tirar estas verruguinhas do pescoço e das axilas.

253-1

Respiro fundo e começo a fazer a história clínica: Júlio é alérgico à penicilina, tem 36 anos, fototipo III e pesa 115 Kg sem ser muito mais alto do que eu. Explica-nos que não consegue usar colares porque se prendem às verrugas e que às vezes no verão, com o suor, as das axilas lhe dão comichão. Tem também lesões semelhantes nas virilhas e outras dispersas pelo tronco, sobretudo no sulco inframamário. Quando questionado responde que os seus pais têm muito mais verrugas que ele e que o que pretende é retirá-las antes que lhe apareçam mais, até porque lhe disseram que eram contagiosas. Em boa verdade, em primeiro lugar foi à farmácia tentar comprar aquele produto que se usa para congelá-las, mas o farmacêutico aconselhou-o a ir ao médico de família que por sua vez o referenciou à dermatologia.

253-2

E aqui nos encontramos. O Júlio está muito seguro daquilo que quer fazer. E nós?

Tendo em conta que estamos num hospital público, qual o diagnóstico e que tratamento lhe podemos oferecer? Hoje não vão ter nenhum problema em realizar o diagnóstico, mas o que o Júlio quer não é um relatório. Ele quer tirar as verrugas (e pesa o dobro de mim). É para isto que serve o Serviço Nacional de Saúde, ou não?

Podemos alargar-nos na discussão durante os próximos dias.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Vim pedir para me tirar estas verruguinhas

  1. Eu acho que se lhe podiam remover os fibromas que lhe causam desconforto – os do pescoço onde se lhe prendem os colares e os das axilas que lhe causam prurido. Explicar que são benignos não contagiosos e inofensivos que aparecem sobretudo em pessoas com excesso de peso, pelo que se não quer que lhe continuem a aparecer novos deve perder peso

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s