Vermelho paixão

A Ana é uma mulher de 52 anos com dislipidemia tratada com estatinas e sem outros antecedentes de relevo. Recorre ao seu médico por lesões cutâneas nas costas que a incomodam com o roçar da roupa.

Nega que as lesões tenham sangrado e refere que, apesar de ter outras iguais no tronco, estas são as únicas que a incomodam. A sua mãe e irmãos têm lesões semelhantes.

45-1

À observação verifica-se que se tratam de pápulas de aspeto vascular de 3 e 6 mm de diâmetro, com bordes bem definidos localizadas na região lombar.

À dermatoscopia observa-se que a lesão de maior tamanho tem múltiplas divisórias em forma de pequenos “lagos”, bem definidos, redondos/ovalados com coloração vermelha homogénea. As lesões não apresentam critérios de lesão melanocítica.

45-2

O caso de hoje é simples e extremamente frequente. Podemos tranquilizar a nossa doente? Como se denominam estas lesões? Podemos recomendar alguns cuidados para que não venha a ter lesões semelhantes? É necessário tratar este tipo de lesões? Se sim, quais as opções terapêuticas?

Anúncios

2 pensamentos sobre “Vermelho paixão

  1. Hemangiomas cutâneos. Benignos e não há indicação para exérese, excepto que sangrem ou que, pela localização, incomodem a pessoa ou tenham elevado risco de traumatismo>hemorragia.
    Concordam?
    Nota: Verificar a distribuição das lesões no corpo. Se houver uma zona exclusiva com estas lesões (ex: muitas apenas num braço) pode ser um sinal de malformação vascular nessa área ou outras malformações nesse hemicorpo.
    Abraço!

    Gostar

  2. Hemangiomas, lesões benignas da pele, não há necessidade de fazer tratamento, podendo tranquilizar-se a doente. Nas crianças, para controlar o crescimento de hemangiomas, podem-se usar beta bloqueantes de forma controlada

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s