Verruga made in Brasil

O dermapixel está de volta!! E logo com um caso difícil!!! Esta é para avançados. Quem arrisca um diagnóstico?

Nesta ocasião a doente entrou na consulta já diagnosticada, concretamente pelo seu médico de família, pelo que o diagnóstico não apresentou nenhum problema, mas, creio que é interessante partilha-lo aqui (claro, não se desvendará o mistério e os comentários continuam em aberto).

1368599_3_20101119_11_45_15

Pois bem, trata-se de uma mulher jovem, 30 anos, nacionalidade espanhola, que tinha chegado há uma semana de uma viagem por terras brasileiras (em concreto, para o caso de vos interessar, tinha estado em Morro de São Paulo desfrutando das suas praias paradisíacas). Não era alérgica a medicamentos e não tinha nenhuma doença a destacar, mas estava grávida de 21 semanas.

A questão é que, encontrando-se ainda lá, tinha notado diversas lesões em ambos pés, que descrevia como “verrugas” e que doíam ligeiramente à pressão. Inicialmente não valorizou, mas acabou por recorrer ao seu médico por este motivo. Este remeteu-nos a doente para que confirmássemos o diagnóstico.

post23-1

No total apresentava 5 lesões semelhantes, de 3-5mm, localizadas na zona subungeal e na polpa dos dedos de ambos pés (1º e 2º), em forma de pápulas esbranquiçadas com o centro mais escuro. Com o dermatoscopio podemos apreciar algo melhor os detalhes, como mostra a imagem.

post23-2

Bem, de momento esta é a informação que vos podemos oferecer. Neste caso, a imagem clinica deveria ser suficiente para estabelecer o diagnóstico. Gostaria de conhecer a vossa opinião acerca do melhor tratamento, tendo em conta as circunstância particulares da nossa paciente (grávida).

Anúncios

Um pensamento sobre “Verruga made in Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s