+revistas #6

Relatos de caso: para além das normas, a coerência e a congruência

Em medicina e na nossa especialidade em particular é fundamental o desenvolvimento de espírito crítico, a alimentação da sede pelo conhecimento e a análise de diversas situações clínicas que nos permitam aprender e ser capazes de ensinar. Na revista nº 4, a Dra. Ricardina Barroso concebe uma breve reflexão sobre os erros comuns na elaboração de um relato-caso bem como os ideais que devemos respeitar na composição do mesmo. Como exemplo, utiliza dois textos que considera serem o marco de referência em medicina geral e familiar (MGF): o artigo escrito pelo Dr. Miguel Melo sobre a elaboração de relato-caso e a carta de Juan Gérvas ao director sobre a apresentação de casos clínicos.

Nos últimos 15 anos tem havido um aumento exponencial dos artigos publicados na revista, sendo essencial ter em consideração a coerência dos princípios orientadores em MGF na sua redacção e a ideia basilar da medicina centrada no doente.

O artigo alerta-nos para algumas incongruências frequentes, tais como a informação excessiva que pode levar à identificação do doente em causa, a ausência de reflexão crítica e a discussão repetitiva. A autora considera que a maioria dos relatos-caso possui informações pessoais, como as iniciais do doente, a data de nascimento, as datas de admissão de consultas, a naturalidade e a residência do doente, que são irrelevantes para a discussão do caso e que podem levar à identificação do utente.

Fomentando a publicação de mais relatos-caso estimula-se a análise crítica, a procura de conhecimento  e o desenvolvimento do médico, que deverão ter por base os pilares da MGF com o objectivo de prestar cuidados individualizados e humanos. Este processo de reflexão e de partilha permite-nos adquirir ferramentas essenciais na busca incessante em nos tornarmos melhores médicos com capacidade para transmitirmos as nossas experiências.

Ana Rente, colaboradora +mgf

Diana Tomaz, colaboradora +mgfcapa

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s