Dia Mundial da Prevenção do Suicídio

Sabia que no dia 7 de Setembro decorreu o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio?

A OMS instituiu este dia por forma a sensibilizar e convocar os países-membros para a definição de estratégias destinadas a prevenir o suicídio, que constitui um problema de saúde pública.

A comparação das taxas de suicídio padronizadas entre os Estados Membros da União Europeia mostra que Portugal teve uma das taxas mais baixas de suicídio em 2011 (7,7/100.000), a par de outros países do sul da Europa. Esta taxa é substancialmente inferior à média da União Europeia (10,2/100.000). No entanto, quando consideramos a faixa etária dos 65 e mais anos, verificamos que a taxa de suicídio em Portugal é superior à média Europeia para ambos os sexos, influenciada pela taxa de suicídio nos homens (36,1/100.000), muito superior à taxa média Europeia (29/100.000).

suicidioÀ semelhança do que tem vindo a acontecer em anos anteriores, a Sociedade Portuguesa de Suicidologia vai assinalar a data promovendo uma mesa redonda com o tema «Suicídio – Ligar, Comunicar, Cuidar» moderada pelo professor Carlos Braz Saraiva, seguida de uma sessão sobre «Intervenção Local e Plano Nacional de Prevenção do Suicídio», que conta com a participação de Álvaro Carvalho, diretor do Programa Nacional da Saúde Mental da DGS. O debate decorrerá amanhã no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras, às 14h30.

 

Mais informações aqui.

Patrícia Reis
Colaboradora +mgf

(fonte da imagem: http://www.spsuicidologia.pt/generalidades/noticias/155-dia-mundial-da-prevencao-do-suicidio)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s