+revistas #5

No editorial de Maio/Junho da Postgraduate Medicine, a Dra. Isabel Ramôa aborda a temática da Diabetes e Risco Cardiovascular (RCV). Dentro da panóplia de factores de risco modificáveis e independentes responsáveis pelo aumento do RCV, destaca-se a Diabetes mellitus.

Actualmente, tanto utentes como profissionais de saúde são permanentemente alertados para o tema deste editorial. Ainda assim, nunca é demais ressalvar que a Doença Cardiovascular é a principal causa de morte prematura a nível mundial.

Na nossa prática clÍnica lidamos quase diariamente com factores de risco modificáveis e independentes que desempenham um papel extraordinariamente importante no estabelecimento e agravamento da doença cardiovascular. Assim, a abordagem holística de cada doente torna-se essencial para identificar de forma eficaz o RCV global.

No dia Mundial da Saúde, comemorado a 7 de Abril deste ano, a OMS escolheu como tema central o combate à Diabetes. Actualmente 378 milhões de pessoas em todo o planeta têm diagnóstico de Diabetes. Particularmente em Portugal, a taxa de mortalidade directamente relacionada com a Diabetes é o dobro da média da União Europeia, e para isso contribuem 24% de adultos com obesidade e 59% com excesso de peso.

O carácter quase epidémico desta doença torna urgente a sensibilização de governos, organizações e profissionais para a elaboração e implementação de estratégias consensuais e eficazes para o combate a esta doença, que tal como sabemos, é passível de ser prevenida.

 

Tiago Castelar Gonçalves, colaborador +mgf

Sofia Remtula, colaborador +mgf

Picture1

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s