Portugal Brilha na Conferência Europeia da WONCA 2016

Entre 15 e 18 de Junho decorreu em Copenhaga a 21ª edição da Conferência Europeia da WONCA.

Em torno do lema “Family Doctors – with heads and hearts”, mais de 3000 Médicos de Família e Internos de MGF de 72 países diferentes tiveram oportunidade de participar num programa científico de elevada qualidade.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Portugal, um dos 5 países mais representados, teve um papel relevante durante toda a conferência pela quantidade e qualidade dos trabalhos apresentados e pela dinamização de vários workshops com lotação esgotada.

Na sessão de encerramento, este destaque atingiu o ponto alto! Dois Internos de MGF portugueses receberam dois dos principais prémios atribuídos pelo Movimento Vasco da Gama (MVdG). Cristiano Figueiredo recebeu o Prémio Hippokrates que lhe foi atribuído pelo melhor intercâmbio em MGF realizado no ano de 2015 (notícia +MGF aqui). O vencedor do Prémio Junior Researcher Award 2016 foi anunciado em plena sessão de encerramento e atribuído a Nuno Basílio pelo trabalho de investigação “Expetativa de vida e de cuidados na população idosa – um estudo qualitativo”, do qual é o investigador principal e que está ser desenvolvido por um grupo de oito médicos integrados nos ACeS de Cascais e de Lisboa Ocidental/Oeiras. Para o Nuno “Foi uma grande emoção ouvir o nome do trabalho e um grande orgulho! Nada disto seria possível sem o apoio e precioso contributo de todos os que estão envolvidos. Este prémio é a demonstração de que é essencial gostar e acreditar naquilo que se faz.” Parabéns a ambos! São um grande orgulho para a MGF portuguesa!

Noutra perspectiva, destacou-se também a participação do Prof Doutor Bruno Heleno no workshop sobre prevenção do sobrediagnóstico em MGF, lado a lado com nomes como Paul Glasziou, John Brodersen, Norteen Laudal e Gisle Roksund.

Ainda de notar que no Concelho Europeu do MVdG, durante a Pré-conferência, a candidatura da APMGF para a organização do 5º Fórum do MVdG foi aprovada! O evento está agendado para 2018 e a cidade do Porto será a anfitriã.

Finalmente partilhamos testemunhos e imagens de quatro colegas que estiveram em Copenhaga e que, entre muitos outros, foram parte activa de todo este sucesso:

Durante a pré-conferencia decorreu um Research Workshop facilitado por Ferdinando Petrazzuoli (EGPRN), Hans Thulesius e  Ana Luisa Neves (APMGF, EGPRN e liaison EGPRN/VDGM). Durante um dia, 20 jovens medicos de familia discutiram conceitos basicos sobre investigacao em cuidados primarios, assim com as suas vantagens, dificuldades de implementacao e oportunidades para melhoria. Ana Luísa Neves

Mais uma vez foi um momento de partilha importante, do qual trago novas ideias e contactos: da discussão dos indicadores utilizados para medir o nosso trabalho (de um workshop que participei do grupo de qualidade e do grupo de diabetes europeus), de fatores importantes para nos mantermos jovens e ativos depois de acabar o internato (de um workshop que ajudei a dinamizar “Being young, staying young”), de pessoas interessadas na gestão das várias personalidades nas equipas (de um poster que apresentei sobre este tema e a ferramenta do Eneagrama) e de muitas conversas de corredores onde foram partilhados projetos de desburocratização da MGF, de melhoria da MGF e os desafios na conciliação entre investigação, clínica e vida privada em Portugal. Inês Rosendo

“Young doctors are the ugly duckling of Health Sistems. But they will grow up into beautiful swans!” Michael Kidd. O contacto com colegas de outros países, a partilha de experiências, a participação em workshops, reuniões e palestras… A #wonca16 foi para mim uma inspiração e injecção de motivação! Maria João Nobre

Na minha opinião, um dos pontos mais importantes desta WONCA foi a keynote de abertura do professor Michael Kidd, que inspirou todos ao comparar os internos de MGF aos “ugly ducklings”, do conto de Hans Christian Andersen, que no futuro se transformaram em belos “cisnes” com carreiras promissoras. Por outro lado,é sempre uma mais valia participar na pré-conferência pela ocasião ímpar de interação com jovens colegas de outras nacionalidades e pela oportunidade de escolher um tema de discussão e partilhar as conclusões com os restantes colegas na sessão plenária. Beatriz Figueiredo

A WONCA Copenhaga 2016 foi um grande sucesso! A MGF portuguesa está de parabéns! Que esta experiência seja mais um motivo de orgulho e alegria no trabalho. Até 2017, em Praga.

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s