Estudo Nacional do Burnout na Classe Médica

burnoutEstá a decorrer desde o passado dia 19 de Maio e até ao próximo dia 31 de Julho o Estudo Nacional do Burnout na Classe Médica, levado a cabo pela Ordem dos Médicos, em colaboração com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

É possível aceder ao inquérito aqui. Em alternativa, é possível pedir uma versão impressa aqui: http://goo.gl/forms/pOVvlrUw6y.

Acreditamos que o panorama entre os médicos em termos de burnout não é muito animador mas precisamos conhecer a realidade nacional. Os profissionais de saúde são encarados como pessoas capazes de trabalhar inesgotavelmente e ininterruptamente. Mas tal não é verdade! São seres humanos que têm uma profissão com grande espírito de missão e elevado sentido de ética mas de enorme stress e responsabilidade, que dificilmente se encontrará noutras profissões, o que tem necessariamente consequências em quem exerce. Independentemente da sua grande capacidade de trabalho são pessoas com necessidades e problemas tal como os outros cidadãos, a sobrecarga de trabalho, as dificuldades informáticas e o contexto organizacional são circunstâncias que fazem com que a profissão médica esteja sobre uma enormíssima pressão. Saber quais são os índices de desmotivação, exaustão e despersonalização é essencial para percebermos o que é preciso fazer para melhorar as condições do exercício da medicina para benefício dos doentes, pois sem conhecer a realidade não é possível desenhar estratégias e políticas para o futuro.

José Manuel Silva, Bastonário da Ordem dos Médicos, à margem da cerimónia de assinatura do protocolo para a realização do estudo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s