1º Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico

Vamos conhecer melhor os nossos doentes? Quanto se mexem os portugueses?  Quantos têm acesso a consultas de Saúde Oral? Em que região do país há mais fumadores?

As respostas a estas e muitas outras perguntas estão no 1º Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico, cujos resultados foram apresentados numa conferência no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, no passado dia 31/05.

Trata-se de um estudo transversal de prevalência, de base populacional, promovido pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge, em parceria com o Instituto Norueguês de Saúde Pública e em colaboração com as Administrações Regionais de Saúde de todo o Continente e Secretarias Regionais de Saúde das Regiões Autónomas. Foi utilizada uma amostra representativa da população portuguesa entre os 25 e os 74 anos e aplicada uma estratégia composta por entrevista clínica, exame físico e recolha de sangue para análise a 4911 pessoas. O grande objetivo desta iniciativa é monitorizar para melhorar, no âmbito da saúde.

É possível consultar aqui o relatório metodológico do estudo, com a descrição dos materiais, métodos e procedimentos utilizados. Um segundo relatório com os resultados dos indicadores e determinantes de saúde estudados ficará também disponível online em acesso aberto no Repositório Científico do Instituto Nacional de Saúde.

Maria João José
Colaboradora +mgf

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s