Dia Mundial do Médico de Família – Pusemos Portugal a Mexer e Sem Fumo!

Na 5ªf passada, dia 19 de Maio, comemorou-se o Dia Mundial do Médico de Família!

Ana Nunes Barata, Coordenadora do Departamento de Internos e Jovens MF da APMGF, fez-nos um balanço deste dia:

2016 é o segundo ano em que a APMGF promove atividades alusivas ao Dia Mundial do Médico de Família em Portugal. Esta data pretende promover iniciativas que aproximem os CSP à comunidade, possibilitando oportunidades de partilha de experiências, desenvolvimento de atividades preventivas e de promoção para a saúde.

Este ano o lema foi “Portugal em Movimento e sem Fumo”, tendo-se verificado uma notável adesão de colegas dispersos por todo o país. Captaram-se em fotografia momentos que claramente refletem o espírito criativo, de originalidade e, sobretudo de diversão durante este dia. Desde crianças a seniores, estes juntaram-se à equipa da unidade de saúde neste dia especial para realizar atividades ao ar livre, refletindo-se nos seus rostos expressões de alegria e de realização.

Para além do fortalecimento da interligação entre CSP e a comunidade, chegaram-nos também relatos de que este dia possibilitou melhorar o trabalho em equipa entre os profissionais das várias unidades de saúde. Esta celebração foi uma quebra na rotina diária, voltando os profissionais de saúde com maior motivação às suas unidades.

Este ano, as celebrações do Dia Mundial do Médico de Família juntaram-se às celebrações dos 25 anos de ensino de Medicina Geral e Familiar na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Como marco desta data, a Unidade Curricular de Medicina Geral da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra ofereceu uma escultura à cidade Coimbra, que foi inaugurada neste dia.

Definitivamente, as celebrações do Dia Mundial do Médico de Família são de elevada importancia e promotoras de ganhos para todos.

Muito obrigada a todos os participantes!

Até para o ano!

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Concretamente na ARS LVT, as iniciativas foram várias. Deixamos fotos e testemunhos de alguns participantes.

Na Quinta das Concha, a USF das Conchas e a USF do Parque, em colaboração com a Junta de Freguesia do Lumiar, dinamizaram duas aulas de grupo, uma caminhada intitulada “Venha fazer exercício com o seu Médico de Família”, e uma sessão interactiva de perguntas e respostas sobre os temas: exercício físico, alimentação saudável e tabaco. O Dr Rui Nogueira, Presidente da APMGF, marcou presença.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 Foi muito gratificante aproveitar este dia, tão memorável para a nossa especialidade, para transmitir conselhos de uma vida mais saudável para toda a comunidade. Beatriz Figueiredo, Médica Interna na USF das Conchas

Na Parede e em S. Domingos de Rana as comemorações decorreram em paralelo e consistiram num debate seguido de uma caminhada sob a forma de peddypaper. Estas atividades foram organizadas pelos internos de MGF e tiveram a colaboração de Médicos de Família e Enfermeiros de várias unidades do ACES Cascais.

Este slideshow necessita de JavaScript.

No debate de S. Domingos de Rana, quando pedimos aos utentes que nos dissessem o que é o médico de família obtivemos respostas positivas: “é um amigo/a”, “é um porto de abrigo”, “é um médico diferente dos médicos do hospital (…), é médico por vocação”; “é o médico que nos conhece”, “é como se fizesse parte da nossa família” A meu ver o debate foi uma experiência bastante positiva, para ambas as partes, constituiu uma agradável conversa com os utentes. Contribuiu para os profissionais de saúde ficarem a conhecer o ponto de vista dos utentes e para estes perceberem melhor alguns conceitos relacionados com a MGF.  Ana Lima Duarte, Médica Interna na USF São Domingos de Gusmão

A equipa da USF São Domingos, em Santarém, também optou por uma caminhada seguida de alongamentos e distribuição de material informativo sobre os benefícios da actividade física regular.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Foi com agrado que no dia do Médico de Família verifiquei que a atividade proposta pelos profissionais de saúde foi bem recebida por parte da população. A partilha de experiências foi uma constante pela caminhada. No fim houve quem perguntasse se poderiam trazer amigos noutra altura. Perante esta motivação, foi então proposto que formassem entre eles um grupo para as caminhadas! Foi agradável poder ter uma ação na comunidade ao ar livre, aproveitando o bom tempo e ao mesmo tempo estimulando a adoção de hábitos saudáveis.” Diogo Soeiro, Interno de MGF na USF São Domingos

Patrícia Reis
Colaboradora +mgf

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s