Nem Só da Ciência Vive um Médico

No passado mês de Abril, decorreu em Praga a Conferência EQuiP 2016. Duas colegas foram até lá e deixam-nos o seu testemunho:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fomos assim até Praga: levámos uma mala cheia de expectativas e trouxemos uma bagagem repleta de conhecimento e experiência, alargámos horizontes, e mostrámos que em Portugal também se pratica uma medicina centrada no bem-estar do doente.

O encontro aconteceu no Palácio de Kaiserstein, nos dias 22 e 23 Abril, onde tivemos oportunidade de assistir aos trabalhos de vários colegas europeus no âmbito da segurança dos doentes nos cuidados de saúde primários (“Patient Safety in Primary Care”). Não menos importante, apresentámos o nosso trabalho, intitulado “Melhoria da qualidade na prescrição de Antibióticos na Infecção não complicada do Tracto Urinário”.

Foi, de facto, extremamente enriquecedor passar além-fronteiras, aprender sobre uma outra medicina, com um lado menos científico, muitas vezes oculto no nosso dia-a- dia, mas tão importante na conservação de um dos mais antigos princípios da medicina: “Primum non nocere”. Vimos abordadas questões relacionadas não só com a segurança física do paciente mas também com a emocional, a segurança que o sistema oferece ao paciente e ainda a segurança do médico que vai além dos dois pontos (físico e emocional), para alcançar questões relativamente ao ataque dos media e/ou da sociedade em geral.

No fim, houve tempo para um enriquecedor convívio com todos os participantes, com uma vista esplêndida e um pôr-do- sol de fazer inveja sobre uma cidade magnífica. E que gratificante que foi! Na nossa semelhança, ficámos a conhecer as diferenças (sim, todos Europeus, mas por vezes tão distintos), apreendemos cultura e aprendemos formas distintas de trabalhar e actuar. Trocámos impressões do trivial e do fulcral e no fim ficámos também culturalmente mais ricas.

Numa cidade que valerá sempre a pena voltar, foi indubitavelmente uma experiência a repetir, porque nem só da ciência vive um médico!

Texto escrito por Cândida Teixeira e Cátia Barão

Parabéns pelo vosso trabalho e obrigada pela inspiração 🙂

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s