“Eutanásia – qual a tua opinião?” – Resultados

Após o questionário lançado aqui no +MGF sobre o tema da eutanásia, relatamos os resultados do mesmo. Obtivemos 80 respostas, sem dados pessoais, inclusive profissão. As principais conclusões não divergiram muito do que vamos ouvindo no panorama nacional:

  • 67 pessoas concordam que há necessidade de otimizar medidas de suporte paliativo ao doente e à família;
  • 30 defende que o valor da vida se sobrepõe ao da autonomia, ao passo que 27 discorda e 22 não tem ainda uma opinião definida;
  • Mais de metade argumenta que a eutanásia deverá ser estabelecida como um ato médico (n=43), praticado a doentes cognitivamente competentes e informados, que se encontrem em processo de sofrimento insuportável e cujo diagnóstico e prognóstico foi confirmado por dois médicos (n=44);
  • 44 dos inquiridos mostra-se preocupado com a possibilidade de se abrir caminho a formas de eutanásia não voluntária, à luz do que já aconteceu em alguns países onde esta é permitida.

Como vêm, a controvérsia é grande.

“Ter o direito de decidir sobre as minhas escolhas, os meus cuidados, a minha vida” assume-se como uma premissa (quase) inquestionável no mundo ocidental. Mas será que a frase se acaba por aqui? Ou deverá ser acrescentado o “direito de decidir sobre a minha morte”? O tema é complexo, atual e polémico. Ou talvez ultrapasse isto tudo, porque afinal estamos a pensar num assunto que não é preto nem branco, paira sobre os tons cinzentos da nossa existência como seres racionais e do nosso reflexo primário de sobrevivência.

Em Portugal, o ato de morte assistida é punível pela lei e pela opinião de várias pessoas, onde se incluem profissionais de saúde. Tudo indica que, mais cedo ou mais tarde, a opinião de cada um vai ser indagada, pelo que importa aprofundar este debate.”

Daniela Runa
Colaboradora +mgf

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s