A menina está com manchas vermelhas na pele

É sexta-feira, e são quase duas da tarde. Estava quase a terminar as consultas e já a pensar no fim-de-semana que aí vinha. Despedi-me do último utente da manhã e, já pronta para responder a todos os emails e fazer alguns relatórios que estavam pendentes, toca de repente o telefone. É o pediatra que está de urgência e que nos pede se podemos ver uma menina com uma erupção cutânea bastante estranha. Não tem febre nem outros sintomas e tudo isto já tinha começado há mais de 10 dias… No entanto, a curiosidade falou mais alto e mandámo-la entrar.

335-1 Chama-se Maria do Mar, tem 10 anos e não tem alergias ou doenças conhecidas. Trá-la o pai que está um pouco preocupado, porque ainda que a menina não se queixe de mais nada (tem um pouco de comichão, mas nada de muito relevante), a erupção cutânea tem-se vindo a alastrar com bastante rapidez durante a última semana. No início, não lhes causou preocupação – apareceu-lhe só uma pequena mancha nas costas, ou talvez por detrás do pescoço. Mas, poucos dias depois, começaram a aparecer todas estas manchas no pescoço, no tronco e na região proximal dos braços. As palmas das mãos e as solas dos pés estão sãs, não existe nenhuma lesão na mucosa oral e as unhas também estão bem. Colocando mais algumas questões ao pai, conta-nos que a menina esteve um pouco constipada há cerca de 3 semanas, mas passou sem necessidade de tomar antibióticos.

335-2335-3

A Maria tem duas irmãs mais pequenas e um gatinho (já sabem como é – a avó da menina está convencidíssima de que o gato tem a ver com estas manchas e já está a olhar de esguelha para o bicho). Mais ninguém na família tem lesões semelhantes.

Agora é a nossa vez para dar algum palpite. Já sabem do que se trata? Pedimos algum MCDT? Avaliação analítica? Provas cutâneas? Há necessidade de fazer uma colheita de história clínica mais cuidada?


(agradecemos a honestidade intelectual de não colocar nos comentários respostas do post original 🙂 )

Origem do +dermapixel

Post original e créditos da foto para: Rosa Taberner

Traduzido por: Ana Barata
Anúncios

9 pensamentos sobre “A menina está com manchas vermelhas na pele

  1. O meu palpite vai para Pitiríase rosea.
    O aspecto das lesões, a distribuição principalmente no tronco poupando palmas e plantas, o facto de ter aparecido primeiro uma lesão e só uns dias depois as outras… e parece ter tido antes uma infecção respiratória provavelmente viral.
    É esperar que passe (1-2 meses), explicar/tranquilizar os pais, medidas gerais, apanhar solinho, e dizer à avó que o desgraçado do bichano não tem culpa nenhuma :))

    Gostar

  2. Suspeito de psoríase gutata. Forma de psoríase muito comum na infância, como reação a infeção normalmente vírica. É um tipo de psoríase autolimitada, no entanto podemos aplicar pomada com componente corticoide de modo a passar de forma mais rápida.

    Gostar

  3. Pitiráase Rosada? Assim e como o prurido não é significativo poderá fazer ou não anti-histaminico e aguardar cerca de 4 semanas pelo desaparecimento das lesões

    Gostar

  4. A minha hipótese principal é pitiriase rósea.
    Falta ver melhor a lesão inicial para confirmar se tem aspecto em anel…se bem que tem algumas lesões com essa característica. As lesões desenvolvem-se habitualmente no tronco e raiz dos membros poupando a cabeça, mãos e pés.
    Esta é habitualmente causado por vírus herpes… Mas também pode ser causada por influenza vírus (o que está de acordo com a infecção respiratória que teve no início do quadro).
    As lesões passam espontaneamente habitualmente em cerca de 3 meses e costumam ser assintomaticas. Em casos menos frequentes podem apresentar-se com prurido e nesses casos podem beneficiar da aplicação de corticoide tópico (neste caso provavelmente recomendava uma hidrocortisona tópica)…
    O diagnóstico e clínico, mas nos casos mais atípicos pode-se justificar uma biópsia cutânea.
    O principal tratamento passa por descansar os pais e explicar que as lesões vão alastrar antes de começar a melhorar e que é uma doença benigna apesar de por vezes ser exuberante.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s