+revistas #1 Saúde Mental na Postgraduate Medicine

Na primeira edição deste ano da revista PGM, tem lugar de destaque a Saúde Mental, onde se integra o editorial da Dra. Rita Viegas.

O primeiro relatório do Estudo Epidemiológico Nacional de Saúde Mental publicado em 2013, resultou de um estudo conduzido pelo Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas, no âmbito de uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde em mais de 30 países de todo o mundo. Os seus resultados exprimem a importância desta temática: a carga global medida em anos de vida ajustados à incapacidade (DALY) para a doença mental (11,8%) sucede a patologia cardiovascular (13,7%), à frente das doenças oncológicas (10,4%). Dentro das doenças mentais, é preponderante a sobrecarga das perturbações depressivas (8,7%) e da ansiedade (3,7%) em Portugal. A taxa de prevalência anual estimada para as perturbações psiquiátricas em Portugal (23%) só é superada pelos Estados Unidos da América e República da Irlanda.

É fundamental a intervenção multidisciplinar que articule de modo eficiente os cuidados de saúde primários e as equipas comunitárias de saúde mental, para otimizar os cuidados preventivos e promotores da saúde mental.

Conhecermos melhor o peso da doença mental no nosso contexto é o primeiro passo para procurarmos ferramentas de suporte à tomada de decisão clínica. 

pgm1

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s