+dermapixel #2 – “tenho comichão na mão”

+dermapixel #2_1 +dermapixel #2_1fotografia: crédito para Rosa Taberner

Bem sei que o título não é muito original numa consulta de dermatologia, mas é o que nos conta uma mulher de 49 anos quando entra pela porta do consultório o verão passado (bem, ela e uns quantos mais nesse dia, há que dizer a verdade). Mas centremo-nos na doente que temos sentada à frente, com estas lesões que podemos ver nas imagens, que afectam só a mão esquerda. Conta-nos que começaram “como um grãozito” há pouco mais de um mês. Na farmácia deram-lhe um creme hidratante, mas como continuava a piorar, foi ao seu médico de família, que lhe disse que tinha uma “dermatite” e lhe receitou um creme de hidrocortisona a 1%. A verdade é que o prurido melhorou um pouco mas a lesão continuava a aumentar de tamanho e além disso, nas últimas 2 semanas apareceram-lhe algumas vesículas e bolhas numa extremidade da lesão. Trata-se, então, de uma placa eritemato-descamativa única, com bordos bastante bem definidos e de características bolhosas em determinadas zonas.

O que devemos perguntar à senhora que nos possa indicar alguma pista? Como estamos num centro de saúde, o que deveríamos fazer? Referenciar ou não referenciar, esta é a questão.

Se estamos em consultas externas de dermatologia (somos internos de 2º ano e o tutor foi tomar café, deixando-nos sozinhos com a doente – situação obviamente imaginária) há alguma exploração adicional que nos possa rapidamente esclarecer as dúvidas? E, finalmente, uma vez que sabemos (ou pensamos saber) o que se está a passar com a senhora, há que tratar, certo?

A solução, dentro de uma semana! Entretanto, disparem as vossas apostas!


 

(agradecemos a honestidade intelectual de não colocar nos comentários respostas do post original 🙂 )

Origem do +dermapixel

Post original e créditos da foto para: Rosa Taberner
Traduzido por: Liliana Valente


 

Para entretenimento, deixamo-vos com um fantástico clip musical da “fábrica” James McCormack

http://www.youtube.com/watch?v=Lp3pFjKoZl8

 

Anúncios

6 pensamentos sobre “+dermapixel #2 – “tenho comichão na mão”

  1. Não sei se é um pensamento simplista mas poderá ser dermatofitose (tudo que comicha ou é eczema ou micose ;-). Podera ser interessante a historia profissional e ou hobbies tipo trabalhar com a mao debaixo de agua muito tempo ou jardinagem.

    Liked by 1 person

  2. Pela história e aspecto, parece-me que a lesão se deva a uma dermatofitose. Nestes casos habitualmente os corticoides tópicos habitualmente aliviam o prurido, mas acabam por agravar as lesões. Os bordos regulares também são bastante sugestivos. A nível da eminência tenar fico na dúvida se não se encontra uma ferida em cicatrização que possa ter servido de porta de entrada para o referido dermatófito.
    Penso que a pergunta mais importante a fazer é se a senhora não tem animais (especialmente cão ou gato) dado que a presença de bolha me leva a pensar em infecção por Microsporum canis.
    como terapêutica iniciaria um antifúngico tópico nomeadamente um imidazol: cetoconazol, econazol ou sertaconazol e reavaliaria passadas 1 a 2 semanas.
    Se não ocorresse melhoria, ponderaria um antifúngico sistémico: terbinafina ou itraconazol durante 4 semanas.
    Como as tinhas poderão ser contagiosas…confirmar se existem mais pessoas ou animais com alterações cutâneas suspeitas e encaminhar o seu tratamento (se bem que de veterinária já não domino propriamente).

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s