World Book of WONCA

Comemorou-se em Istambul, o 20º aniversário da WONCA Europa!

A ocasião não é para menos e foi assinalada com o lançamento do Livro Mundial da Medicina Familiar, distribuído em 2000 cópias e editado online.

Para a concretização deste projecto contribuíram personalidades da Medicina Geral e Familiar reconhecidas internacionalmente e é com muito orgulho que vemos vários Médicos de Família Portugueses incluídos nesse grupo: 

Cap. 8 – Teaching Uncertainty – Yona Yaphe (Universidade do Minho);
Cap. 26 – How to Deliver a Successful Learning Package for Family Medicine Trainees? – Jaime Correia de Sousa (Universidade do Minho);
Cap. 72 – Revisiting Home Visits: Your Practice on the Road – Rita Viegas (Nova Medical School);
Cap. 76 – Drafting A Practice Professional Development Plan – Alexander Gouveia (Universidade de Lausanne);
Cap. 86 – Assessment of the Professional Attitude of Family Doctors”- Isabel Santos (Nova Medical School)

A propósito da publicação deste livro a Prof. Doutora Isabel Santos deixa-nos a seguinte mensagem: “Se desejarmos progredir na avaliação do desenvolvimento das aptidões de que efectivamente necessitamos, o currículo escrito deve ser tão importante quanto a cultura dos valores do profissionalismo médico. Se desejarmos evoluir neste sentido, precisamos consensualizar o que se deve avaliar. Decidir se é possível utilizar os mesmos instrumentos no processo de admissão das escolas médicas, no momento de saída das escolas, no momento de entrada na esfera vocacional, em cada etapa do seu desenvolvimento e no momento de saída. Para isso precisamos definir o nível de exigência para cada momento e de encontrar um modelo misto de avaliação que possa ser validado. Encorajar uma prática reflexiva e uma auto-reflexão deve ser a condição básica de qualquer processo de certificação ou recertificação. No entanto, estes aspectos não são devidamente valorizados, quer na prática clínica, quer na pratica educativa, tanto pré como pós-graduada. Este artigo tenta ajudar a que se caminhe na boa direção.”

A Dra. Rita Viegas revela-nos que “o World Book of Wonca reflete a experiência europeia da medicina geral e familiar ao longo de 20 anos. Cada página versa sobre uma das incontáveis dimensões da nossa prática clínica: as competências únicas do médico de família, a medicina centrada no paciente, a prevenção e promoção da saúde, a organização dos sistemas de saúde e a sua sustentabilidade, as novas tecnologias e a medicina baseada em evidência, o ensino e a formação médica contínua. Conta-se uma história, que se explora e (re)conhece, mas que ainda agora começa a ser escrita e com milhares de páginas em branco… mãos à obra?”
Prof. Mehmet Ungan, membro do quadro executivo da WONCA Europa e editor do livro declarou em exclusivo à equipa do +mgf em Istambul:

“A dream came true. This book can now be used to show the world that Family Medicine has its own research, its own merits and is thus a recognized medical specialty.”

Não deixem de agarrar este livro e de viajar pelos seus capítulos, sem esquecer um olhar pelo trabalho nacional.

Screen Shot 2015-10-30 at 16.29.11

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s