EURACT Nível 3

A nossa especialidade continua a melhorar, e o seu ensino também!

Decorreu, pela primeira vez em Portugal (desde o curso-piloto), a primeira fase do programa EURACT de Nível 3.

Contactámos o Dr. Luís Filipe Gomes que gentilmente nos fez a seguinte declaração:

Acabou de realizar-se em Faro, a 12 de Junho, nas instalações do MIM-UAlg, a primeira fase do Programa EURACT Leonardo de Nível 3 para Formadores de MGF. Contou com 22 participantes seleccionados e 6 facilitadores (incluindo um facilitador e dois formandos do Brasil e uma formanda de Espanha). Todos os participantes eram já graduados nos Cursos de Nível 1 e 2, e muitos já foram facilitadores de edições destes cursos.

É a primeira vez que este programa se efectua, se exceptuarmos o curso-piloto internacional, realizado em 2013 em Lisboa e Faro.

Culmina um processo visando promover e/ou apoiar a progressão dos formadores, com recurso às bases teóricas definidas na publicação (aguardando edição portuguesa) “Enquadramento para o Desenvolvimento Educacional Contínuo de Formadores de Medicina Geral e Familiar na Europa”1.

Tal processo engloba dois cursos e um programa em duas fases. Visa promover formadores noviços a competentes (Curso de Nível 1), competentes a proficientes (Nível 2) e apoiar a progressão a peritos (Programa de Nível 3).

Em Faro tornou-se saliente a extrema qualidade dos formandos (nesta fase o processo é quase totalmente assente na heutagogia) que demonstraram o domínio das competências atribuíveis a um perito educacional em MGF a par de um entusiasmo que é garante do futuro da nossa disciplina.

Segue-se um período de 7 meses de trabalho de ínterim, com apoio de supervisores/mentores académicos já atribuídos, visando o desenvolvimento dos projectos que os participantes, individualmente ou em grupos, pretendem trazer à apreciação dos seus colegas na segunda fase do programa – em Fevereiro de 2016, num encontro de dois dias.

Temos a certeza de que estes projectos levarão a melhorias decisivas na prática do ensino da nossa disciplina; e que a perícia acumulada neste programa será um importantíssimo argumento na luta constante que travamos pelo incremento da qualidade da MGF.

Luís Filipe Gomes, 17/06/2015

  1. European Academy of Teachers in General Practice/Family Medicine (EURACT). Framework for continuing educational development of trainers in general practice in Europe (CEDinGP). Kraków, Poland: ZiZ Centrum Edukacji; 2012. 35 p
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s