Nasci para ser médica de família!

Posso afirmar que nasci para ser médica de família, já que hoje, dia 19 de maio, Dia Mundial do Médico de Família, também é o meu aniversário.
A Medicina Geral e Familiar aposta na vertente bio psico social, a medicina centrada no utente, e até no meu percurso de vida investi nestas áreas, porque antes de entrar para o curso de Medicina fiz Licenciatura Tripla em Psicologia, Biologia e Filosofia – as três áreas que me fascinavam. Estes três fios condutores levaram-me à especialidade de Medicina Geral e Familiar. E posso talvez dizer que o meu meio familiar me tenha levado ao cargo de Directora de Internato, porque sendo uma de 7 irmãos, era sempre a organizadora e gestora dos eventos familiares.

A agenda educativa da EURACT refere que a formação em Medicina Geral e Familiar deve ser “knowing in action, reflection in action, reflection about action”. A árvore EURACT aposta na complexidade do paradigma educacional, a única forma de representar a complexidade da nossa prática clínica, em que resolvemos a lombalgia, o pedido de check-up, os hipers todos (hipercaliémias, hipercolesterolemia, hiperglicemias, hipertensão ..), fazemos a vigilância do 2º trimestre da mãe, apoiamos a diversificação alimentar do mais novo, a enurese nocturna do do meio, ensinamos ao mais velho como colocar correctamente um preservativo….

O maior desafio que eu senti (e sinto) é lidar com a incerteza do nosso dia a dia – não tendo todos os dados e ter que tomar decisões. Como cientistas gostamos de controlar todas as variáveis do processo, mas na nossa profissão temos que reconhecer a arte da nossa prática clínica – aplicar o conteúdo científico, e a MBE, a uma pessoa, uma situação, uma realidade. Ajudar…pessoa a pessoa.”

A Dra. Cecília Shinn é Médica de Família nas USF Travessa da Saúde – ACES Loures Odivelas, Directora de Internato de MGF ACES Loures Odivelas e licenciada em Psicologia, Biologia e Filosofia, East Carolina University, EUA.

Hoje, é o seu aniversário. Parabéns!!!

Cecilia Run Triatlo Lisboa 2015_1

knowing in action, reflection in action, reflection about action

Anúncios

Um pensamento sobre “Nasci para ser médica de família!

  1. Tenho de acrescentar que ainda arranja tempo para os treinos do triatlo e para estar com os amigos!
    Esta jovem Médica de Família é de uma capacidade de trabalho e de gestão do tempo invejáveis!!!
    Um verdadeiro orgulho 🙂

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s