19 Maio – Dia Mundial do Médico de Família

Divulgação de notícia da APMGF

Durante o dia de hoje, 19 de maio, celebra-se o Dia Mundial do Médico de Família. A Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) vai, com o apoio dos Médicos de Família e Médicos Internos da Especialidade, fazer passar uma mensagem crucial: o Médico de Família é essencial na promoção da saúde dos portugueses.

Vamos promover o Dia Mundial do Médico de Família em várias cidades do país, um pouco por toda a parte, com uma campanha junto da comunidade. Esta ação, com uma presença em espaços públicos, pretende informar os portugueses sobre a relevância da nossa especialidade, sensibilizar a comunidade sobre a importância dos cuidados de saúde da pessoa e da família e defender a valorização do Médico de Família.

Mais de 400 Médicos de Família e Médicos Internos da Especialidade participam hoje nas ações de campanha, que incluem a distribuição da brochura «A Medicina Geral e Familiar em Imagens» e de um folheto através do qual a população poderá remeter mensagens sobre o que pensa que necessita de ser melhorado nos CSP em Portugal e no trabalho do Médico de Família. Serão igualmente oferecidos balões e t-shirts alusivos à efeméride.

Todos os espaços de divulgação dinamizados nas ruas das principais cidades e vilas do país (são mais de 60) estão devidamente assinalados com bandeiras nas quais pontuam as cores da Associação e do Dia Mundial, esperando-se que os colegas que participem na iniciativa possam interagir com a população e esclarecê-la relativamente a aspetos fundamentais que envolvem a atividade do MF e das equipas dos CSP. Pedimos também aos colegas que tirem algumas fotos dos participantes com as t-shirts comemorativas vestidas, a fim de garantirmos a memória futura deste dia, que se antevê muito especial.

Para além das ações de rua, a APMGF preparou ainda um programa que envolve uma sessão solene a realizar no Auditório Guilherme Jordão, no Centro de Saúde de Sete Rios (Lisboa), com início a partir das 10h15. Tomam a palavra o Presidente da Associação, Rui Nogueira, o Presidente Honorário, Mário Moura, o Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa, o Bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, a Coordenadora do Departamento de Internos e Jovens Médicos de Família da APMGF, Ana Nunes Barata e Manuela Peleteiro (Diretora Executiva do ACES Lisboa Norte). Estão ainda presentes autoridades da saúde convidadas, os anteriores presidentes da APMGF (Luís Pisco, Eduardo Mendes e João Sequeira Carlos) e diversos outros membros da Direção Nacional, assim como muitos outros médicos de família.

À noite, pelas 21h00, realiza-se um sarau cultural no Teatro Gil Vicente, em Coimbra, organizado em parceria com a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos.

Entretanto, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Almada-Seixal criou três folhetos destinados aos utentes, que podem ser distribuídos nas unidades de saúde, durante o Dia Mundial do Médico de Família. O primeiro explica a importância dos Cuidados de Saúde Primários e o papel desempenhado pelos vários profissionais integrados nas equipas de saúde, o segundo aborda a Saúde Infantil e o terceiro a Saúde da Mulher e o Planeamento Familiar. O ACES Almada-Seixal autorizou gentilmente a divulgação e impressão destes folhetos em outras partes do país, pelo que os disponibilizamos aqui, de forma a que possam ser impressos nas unidades e entregues aos utentes.

Folheto CSP

Folheto Saúde Infantil

Folheto Saúde da Mulher/Planeamento Familiar

world family doctor  day

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s